quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Tribalismo Godo


Hails Unsar Guda Ases e Vanes!
Hails Haithnu Thiuda!
Hail Brothru´s Visigodos!
Hails Aliança da Águia Visigoda na América!
Hails Unsar Gudhja Hoen Falker!




Na historiografia moderna, a espiritualidade entre os godos antes do ano 376 é tratada com tão pouco interesse, como o foi pelos contemporâneos romanos, o que incidiu sobre roupas brilhantes particulares realizados pelos sacerdotes e sacerdotisas do Odinismo godo em imagens dos deuses dos godos e como eles decoraram seus santuários de culto, sobre as imagens dos deuses levadas em procissão em um carro em toda a terra e sua carruagem sagrada. Tentativas de conversão têm sido consideradas apenas como iniciativas isoladas só poderia ter ocorrido entre os romanos que capturaram prisioneiros. Os restos mortais da população romana local, (1-166) e entre os godos de estratos sociais mais baixos, os arqueólogos estão a chegar mais longe, olhando para os túmulos góticos, o tipo de prova material perante  376 são extremamente raro, mesmo nas regiões ultraperiféricas dos confins da fronteira com o Império Romano.

No entanto, certos aspectos dos locais de sepultamento localizado, não podem ser explicados pelo aumento crescente da estratificação social da sociedade goda, que ocorreu no século IV . Durante o quarto século, o alimento e a bebida odinista fornecedores para os rituais religiosos eram cada vez mais escassos em muitos túmulos da época foram notáveis por sua ausência, por conseguinte, ligado a esses detalhes, embora tivesse passado mais tempo e as sepulturas mais alinhadas na direção leste-oeste conter apenas itens de vestuário. As mãos do morto são colocadas em seu peito, um costume que foi adotado no final do Império Romano e ao longo do Danúbio, esta é uma reminiscência de cultos orientais que se espalham através da parte oriental do império, ainda não sabemos se eles têm alguma coisa a ver com o culto ariano, provavelmente devido à influência do mitraísmo que era a religião mais comum entre as legiões romanas, incluindo sepultamentos cristãos foram retirados da Igreja esta prática incomum.

Tendo sofrido derrota às mãos dos romanos em 367 e 369, Athanarico começou sua campanha de re-Odinização do povo Godo. O fato de esta campanha ter existido, também implica a extensão coberta pela penetração do cristianismo na estrutura social Goda.
Entre 369 e 372, os guerreiros da casta Goda, juntamente com seus aliados de outras tribos, como os hérulos, e outros componentes, principalmente citas, iniciaram uma campanha agressiva para impedir o povo Godo de se tornar cristão. Como resultado disto foi queima de igrejas e de exílio temporário dos mais reticentes.


Os poucos grupos cristãos consistiam de prisioneiros de guerra e godos Romanos de grupos indigentes, que foram sensíveis ao proselitismo cristão nefasto, que penetrou sempre o menor dos grupos sociais. Havia nomes godos nos campos de cristãos da retaliação por essa traição do seu povo, tanto católicos como da seita ariana. O chamado “martwre "" mártires "foram os líderes da Igreja, tanto católica como Ariana e um grupo de comerciantes converteram-se para a religião cristã. No entanto, esta proporção caiu no exército e na nobreza germânica. Onde o cristianismo estava presentes de forma extremamente fraca nas primeiras comunidades cristãs, em contraste com outros povos germânicos, onde a nobreza foi a primeira a ser passada para a religião de intolerância...
Depois do ano 332 como resultado da derrota infligida pelo poderoso Constantino, e do tratado de paz após uma sucessão de missões religiosas que foram enviadas para os góticos. Para os católicos (Eytikes), sectário (Audius) e Arian (Gótica), é óbvio que a missão Ariana, foi a de maior sucesso quando trousse a fé do deserto por ter exercido maior influência na sociedade goda. Sua mais importante contribuição histórica foi a tradução da bíblia para a língua Goda, através do grego.
Os bispos fizeram a sua aparição (aipiskaupu): Godda Wulfila, (cujo nome vem de Gudja que significa sacerdote), junto com outros cujos nomes não sobreviveram em nossos dias.
Os sermões (gahanseins) dos missionários, pregadores (merjands) foram deixando os seus frutos: comunidades monásticas e igrejas foram fundadas, e "casas de Deus" (gudhus: Guth = 'Deus', hus = 'Casa') foram erguidas no final deste período, a queima de incenso (thoimiama) parte fundamental do ritual oficiado por esse tempo. A congregação foi liderada por um diácono (diakanus) e sacerdote (praizbwtairei). Vários termos de linguagem gótica foram aplicados clérigos (gudjinassuscristãos . Papas e padres poderiam ter nomeado um jovem sacerdote, os sacerdotes ordinários eram designados como "homem santo" (Weihe) ou "homem de Deus" (Gudja). Todos os tipos de igrejas deveriam ter sido erguidas no território da nação goda. Sabe-se que num primeiro momento, os serviços religiosos foram realizados em tendas temporárias feitas de madeira e coberta com pele de animais, e que durante a campanha anticristã de Athanarico todas as igrejas foram queimadas, tanto as primitivas como as que foram assentadas após 350 DC.

Presumivelmente, as ações das missões na vila Goda não caíram no fracasso e produziram um número de conversões ao cristianismo. Durante a primeira onda de perseguição, em 347-348, muitos cristãos, homens e mulheres foram condenados a rejeitar a fé estranha ("multorum Servorum Cristi et martyrium gloriosu mancillarum)
Auxentius 75, 27.
Wulfila próprio foi forçado a deixar Gotia com um grande grupo de seguidores ("cum populicon fessorum grandi)
Auxentius 75, 29.

Tanto é assim que os descendentes desta comunidade e seus descendentes formaram uma comunidade religiosa na Mésia no século VI.
A campanha anticristã  de Athanarico foi marcada por tensões políticas internas, mas não atingiu todas as partes do Império Godo. Se dado o caso único no verão de 378, o Fritigern Arian poderia enviar um sacerdote cristão:


Amiano Marcelino, RerumGestarum, 31: 12, 8. Embaixador, como o imperador Valente.

Para lançar luz sobre tudo isto, é difícil entender por que, até agora, recentemente, os investigadores têm repetidamente descartado a possibilidade de que o século IV em uma quantidade razoável na Gotia os godos cristãos eram pertencentes a diversas seitas, arianos católicos, etc. Há uma hipótese de que o tratado de federação com o Império Romano em 382, uma de suas cláusulas era de que os Godos passam a ser nominalmente cristão uma vez encontrado no cais do Império Romano. O que eu tenho certeza é que em 390 a Igreja Católica declarou que os godos eram "hereges arianos." Isto é confirmado pelo fato de que uma parte considerável dos godos que invadiram o império em 376 eram cristãos arianos.

Os objetos devocionais de culto, uma tigela de bronze, uma pulseira, também feita de bronze e latão com monograma do Cristo com uma inscrição votiva, descoberto em 1775 no remoto vale Beretalom deve ter estado perto de uma igreja.
A julgar pela forma de donarium, todo o tesouro deveria ter sido escondido por Athanarico na sua campanha anticristã. O título da "tabula ansata" EGO ZENOVIVS VOTVM POSVI foi feito Sirmium ou Aquileia, na oficina mesmo, Chrismon (o monograma de Cristo), para o cliente original Illyrian. Nem esta ordem, nem os vasos de bronze que foram enterrados ao longo da Dácia, diz-nos que a adoração cristã foi totalmente enraizada na população goda. O símbolo de Cristo e os vasos rituais são elementos essenciais de serviços religiosos cristãos que foram mantidos nas igrejas, neste caso, provavelmente armazenados na pequena capela de um missionário que teria tomado esta série de devocionais para a adoração. Em qualquer caso, a mensagem cristã era essencialmente universal, no século IV, como hoje, a igreja tentou apagar as especificidades de cada povo, para derretê-los todos em um caldeirão de culturas homogêneas, onde uma cultura globalizada, substituir a riqueza e as nuances de cada tribo.



O importante papel desempenhado na antiga religião Goda por bandejas de refeição (Mamma) ou carne sacrificial (hunsl), uma prática que os cristãos consideravam um sacrilégio (usweihs) e indigno aos olhos de Deus é evidente esse fato, que vem não só com os restos mortais das sepulturas, mas também a história da Paixão de Sabá. O consumo ritual (1-169). Abençoado De pratos de carne (Tiber), alimentos abençoados obtidos após o sacrifício de sangue (blot, botan) era uma festa especial (dulths), este evento tinha suas regras não escritas e seu significado sagrado que liga toda a comunidade.

Se considerarmos que a falta de alimentos nos túmulos dos ritos heathens (haithna), que foram realizadas durante as festividades que aconteceram durante o funeral heathen (gabaur), deve significar uma mudança fundamental na atitude e viver a fé naqueles últimos tempos do heathenismo. Os cânticos heathens em funerais foram proibidos apenas nos Concílios de Toledo no século VI, e durante o estabelecimento do Reino Godo na Península Hibérica, mas podem ser substituídos pelos Salmos cantados (psalmon), que foram ouvidos mais e mais freqüentemente pelos godos em funerais (usfilh, gafilh) como parte do que a incorporação ao cristianismo dos ritos odinistas dos godos seculares, agora é praticada no Cristianismo. Esta substituição dos antigos ritos, mas sob outros nomes, mostra-nos como esses salmos são outro exemplo da sobrevivência do heathen tradicional, a nova fé monoteísta.

Nos santuários odinistas, bosques sagrados (Alhs) e templos (galiugestada), as representações dos deuses, (galiug, galiogaguth), eram realizados em um carro periodicamente consagrado. Odinistas (haithnano) tinham seus locais sagrados (hunslastaths) sacerdotes (gudja) e sumos sacerdotes (ufargudja).
Para os góticos heathens, no dia de quinta (Thor-Donar) era um dia de descanso, a veneração da divindade é comprovada por amuletos de bronze, prata e osso em forma de eixos. A inscrição rúnica de ouro na pulseira de Pietroasa indica uma ode ao Deus Godo (Wotan guia-nos) a escrita propriamente dita (gameleins) era a ciência secreta e sagrada dos sacerdotes góticos heathens. (Runa = 'secreta'). Infelizmente, e até agora não foram encontrados em escavações, outras relíquias da antiga religião Goda

A crença no renascimento (para o qual existem dois termos lingüísticos em Godo: urrists e usstass) se espalhou para as religiões orientais e do cristianismo e do século III e IV, a seguir, o sepultamento dos corpos tornou-se Compulsivo corolário desta crença.
A prática da cremação do corpo (limpeza) foi inspirada por antigas crenças em um mundo habitado por espíritos imortais.
Túmulos e Cremações godas e romana, atestam a sobrevivência da antiga Fe.

Nota: Arian e Cristianismo Ariano tratado aqui se refere a forma ariana do cristianismo, que nada tem a ver com a Ariosofia ou a ideia de raça ariana, o cristianismo ariano tem esse nome por conta de seu fundador, Ario (Arius) presbítero de Alexandria, minha tese é que os godos se converteram a esta forma de culto cristão por que assim cumpririam seu trato com Roma de se tornarem nominalmente cristãos mas não precisariam se submeter ao papa. Existe evidencias de que mesmo se tornado cristãos, nos seus "cultos" eles invocavam deuses antigos.



Gutane Jer Weihailag!


“Náus, láusjan uh síwala,
aha and hardus,
Aistan, Blöþ and Fadreins
faírraþrö sa aguja uh unsar atta Vodan"

“Guerreiros de Alma Livre
Mente e Coração
Honra, Sangue e glória


Desde terra de nosso Pai Vodan”
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

mestre disse...

MUITO BOM, GRANDE FONTE DE CONHECIMENTO

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Visigoth Heathinu

Visigoth Heathinu