sábado, 12 de outubro de 2013

Estrutura social dos Visigodos

Hails Unsar Guda Ases jah Vanes!
Hails Haithnu þiuda!
Hail Brothru's Visigoths!
Hails the Odinist Aliance of Visigoth Eagle in America!

Hails Unsar Gudhja Hoen Falker



Estrutura social dos Visigodos


 Há evidências de que, após a conquista da Dácia, e até 376, os visigodos tinham uma estrutura social dupla, em parte paralelo, horizontlamente falando, como nos tempos antigos, em parte entrelaçado verticalmente.de acordo com uma concepção ainda vigente, até o outono de 376 os Thervingios viviam em uma "confederação tribal" e foram agrupados em "tribos". Na verdade, a noção de "tribo"(þiuda) sempre expressou uma unidade política, embora, inicialmente, também implica uma tomada de consciência de um ancestral comum, e os séculos III-IV, passou a significar toda a comunidade Tervingia ou seja, o povo visigodo. Em vez de "tribos" e "chefes tribais", houve uma fonte central de energia (thiudanassus ), liderado por um único thiudans. Na tradução de Wulfila, o equivalente do grego "basileus" é thiudans e, certamente, não no sentido de um "chefe da confederação tribal."
Nos dias dos séculos III e IV, os visigodos foram divididos em "famílias" e clãs ( kunja ) e registrados de acordo com esta divisão, cada clã ocupa um território independente (garvi) . Naquela época, os vários clãs (como evidenciado por sua nomeação Latina) hipoteticamente existiam antes do que a realidade que originalmente distinto, o que se reflete no fato de que o clã (Kuni) não foi liderada por um "Kuning" - Um termo que denota o líder de uma comunidade de consangüíneos não aparece - mas pelos kindins (ie, dux, Archon, e aplicado pelos godos procônsul romano), indicando um parente sênior .. No terceiro século, as campanhas militares foram conduzidas pelo kindins. Os "clãs", que na verdade referenciavam às unidades territoriais (garvi) , que consiste na união de grandes famílias associadas (sibja) ... Um século mais tarde, não apenas alguns dos últimos representados por suas relações de sangue em comunidades ou grupos armados eram (siponjos) ; Principalmente, este termo "comunidades"  (garvi) designava núcleos populacionais, dotado de estrutura social estratificada.
No entanto, é impossível vive fora do sibja; unsibja é uma palavra, obtida por adição de um prefixo privativo, significa "marginalizados" ou "sem deuses" ... Portanto, osibja era uma unidade política, econômica e religiosa forte, e a unidade Social foi imposta, mesmo aqueles que não estavam relacionados a ele pelo sangue ... Em geral, cada aldeia (Haims) foi ocupada por um único sibja . Seus membros, os moradores, pertenciam a famílias patriarcais(fadreins) , as grandes famílias ricas exerciam propriedade conjunta das terras em torno das aldeias (haimothlis) . A posição de estrangeiro ou "convidados" (gasteis) não está claro como era no momento de sua introdução.
As comunidades das aldeias preservavam (ou melhor, tentou preservar) as velhas instituições do clã. Às vezes, o conselho (gamainths) , em que "os anciãos" (sinistans) tinha desempenhado um papel de liderança, junto com outros moradores proeminentes, realizava a reunião no campo dedicado aldeia de mercado (garuns ) . No entanto, na séc IV o sinistans no máximo que se podia esperar era a "burlar" o verdadeiro poder da comunidade, em outras palavras, exercida única autoridade nominal.
O núcleo antigo ancestral das instituições originais da sociedade tribal dos clãs estavam condenados a desaparecer.Após a conquista da Dácia, a assembléia popular tradicional(mathl, fauramathleins) , que eram todos homens livres(frijai) de grandes unidades territoriais, aos poucos tornou-se inoperante. Após 376, a instituição passou por um rápido declínio e depois de alguns anos seu lugar foi tomado pelo "grande conselho" (gafaurds).
 A partir dos séculos II-III em diante, na Dacia o poder real estava nas mãos dos visigodos. Senhores da guerra e comitiva militar Reiks , o termo designa um comandante militar (em grego: " basilikos ' latim: " Regulus "), muitas vezes aparece em nomes compostos ( Al ric, Aria ric, Gebe ric, Munde ric) no início como no terceiro século, e também aparece, um pouco vagamente, em fontes romanas contemporâneas com o sentido de rex ... Inicialmente, o termo denota, provavelmente, o posto militar de líderes de grandes e poderosos clãs, neste sentido, os Reiks também podiam ser um kindins, e vice-versa. Este título militar dado em nome de Athanaric / Athana-rik , o mais poderoso rei dos visigodos do século IV. Ele foi o único que foi homenageado pelos romanos de seu tempo com o título de iudex (juiz), embora no quarto século Latino, o último termo passou a significar governador ou vice-rei, em um exemplo, foi identificado como " iudex potentissimus ' , no sentido de thiudans que está acima de todos os outros Reiks. Athanaric era, evidentemente o thiudans, em 369, foi o único Tervingio que falou em igualdade de condições com os Imperador Valente. Winguric , um dos cabeças dos soldados que participaram da queima de igrejas, na grande campanha anti-cristã ordenados por Alarico, era apenas um tenente   bem como   Munderic, o comandante da elite de seu exército de cavalaria tervingia, a unidade de ação rápida sempre agiu na arte, e foi decisivo quando Alaric tomou o poder.
O título do Reiks sobreviveu nos nomes de alguns dos sucessores de Alarico, depois de 376 mantiveram a união do povo  visigodo ( Ala ric I e II, I e II Theode ric, Amala ric ), mas perdeu completamente o segunda metade do século VI. No século 4, no entanto, a presença de nomes compostos de Reiks , não era necessariamente um rei ou um guerreiro;Frithareikeis (= Fridarik) , martirizados na campanha anti-cristã de Athanaric, foi, talvez, o representante de uma família nobre.
Os Reiks (ou várias Reiks juntos ) atraiu o apoio da classe dos Optimates ou megistanes, e era eles mesmo membros da classe. O termo grego megistanes (= 'homens grandes e poderosos ") corresponde perfeitamente com os góticos mahteigs (= 'potente, poderoso, "e" agressivo ", cf.Mahts = 'poder', 'poder') e maistans (= 'gente grande'). membros desta classe já foram proprietários de terras nos séculos III-IV . O domínio de um membro desta classe, consistiu em uma mansão ( gards , também indicou que possuíam o terreno circundante) e imobiliário (aihts) e bovinos ( faihu , aqueles que possuíam gado foram chamados de "os ricos"faihu habands,).
O proprietário era o Senhor ( frauja = Despota ) das pessoas que aderiram à mansão e impôs as suas regras com a ajuda da comitiva armada privada ( andbahts = 'manager'). Em destacamentos armados vinham a aristocracia visigoda cada Reiks , que formaram o exército visigodo (harjis ) e pequenos destacamentos ( Hansa ) por século IV, este exército era composto principalmente de soldados "profissionais" ( gadrauhts = milhas; Drunhtinonds = guerreiro). Suas principais armas eram espadas (meki) e escudos (skildus ), mas também usou a armadura (brunjo) e capacetes (hilms) .
Nas organizações territoriais clã IV, por um lado, e a estrutura de poder militar, por outro, ainda estavam unidos por muitos laços, os kindins , os reiks e thiudans poderia ser uma e a mesma pessoa (por exemplo, Alarico), embora esta seja mais uma exceção do que a regra. Mas a realidade estava longe de ser harmonioso. Um dos conflitos mais latentes na época era a luta pelo poder entre a autoridade central e clãs armados controlados pela autonomia local 
no quarto século homem dos "free" (freis) na sociedade visigótica tinha se tornado um ramo estatificado. As maiores classes eram camponeses livres (waurstwja) e os pobres(unleths ) se juntaram a eles, provavelmente, escravos libertos (fralets ). Os trabalhadores assalariados ( asneins = 'colheitadeiros contratados ) na terra Aigin "(comunais), presumivelmente vieram dessas classes.
Quanto aos funcionarios, é complexo para explicar a sua posição no momento. Os prisioneiros de guerra (Bandja ) eram convertidos em quaisquer produtos comerciais ou escravos públicos (skalks) e trabalhadores agrícolas(thewisa) . Os servos (thius) e damas de compania (thivi ) que trabalhavam na casa gostava de melhores condições de vida.
Estratificação social dos cemitérios é semelhante ao da aldeia do mártir gótico Saba. Comunidades eram feitas de 50 a 100 pessoas, havia quatro ou cinco pares rico, da elite, provavelmente quem desempenhou um papel de liderança no conselho da aldeia. A maioria dos moradores eram destas famílias camponesas comuns, mais ou menos iguais em posição e riqueza. Os escravos pobres (que Saba foi um ) distinguem-se apenas pelo seu estatuto jurídico, seus túmulos são diferentes daqueles dos escravos, uma vez que em seu enterro foi acompanhado ritos funerários. escravos eram enterrados no cemitério da vila - que certamente indica um grau de patriarcado por seus mestres, e não tinha qualquer cerimônia de sepultamento. Escravos quando morriam eram enterrados por seus companheiros sobreviventes.


Gutane Jer Weihailag!


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Visigoth Heathinu

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